Divergente - Veronica Roth - #Resenha

Ficha tecnica


Título nacional: Divergente
Titulo original: Divergent
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 504 páginas
Tradução: Lucas Peterson
Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ 

Sinopse

"Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive."




Resenha
A sociedade de uma Chicago futurista vive dividida em cinco facções - Abnegação, Amizade, Audacia, Franqueza e Erudição. Cada facção tem sua importância para o funcionamento dessa cidade assim como cada uma conta com características diferentes. Ninguém sabe dizer como esse sistema foi instaurado, e poucos se questionam.
A personagem Beatrice, uma jovem de 16 anos, nascida na Abnegação, passará pelo teste de aptidão que lhe mostrará sua facção pertencente. Após os resultados os jovens podem escolher seguir os resultados ou os ignorar. Beatrice sente que não pertence a abnegação, o que pode ser notado entre algumas ações e pensamentos no decorrer das primeiras paginas, para piorar o resultado de seu teste foi incomum, ela apresenta aptidão para três facções, quando normalmente jovens apresentam apenas uma. Ela é divergente. Agora além de viver o dilema entre abandonar a família e seguir seu caminho, a jovem tem que lidar com esse segredo mesmo sem saber ao certo o porque disso ser tão perigoso. 
O dia para escolhas das facções chega, Beatrice ainda está totalmente confusa, ela sabe que deve permanecer na Abnegação, se esconder, não chamar atenção para si, mas no ultimo momento decide se transferir. Agora ela é Tris Prior, inicianda e deve sobreviver a sua iniciação para se tornar um membro de sua nova facção. 
"Abro meus olhos e lanço o braço para a esquerda. O sangue pinga no carpete, entre os dois recipientes. Depois com um suspiro que não consigo conter, lanço meu braço para a frente, e meu sangue faz as brasas chiarem. Sou egoísta. Sou corajosa" 
Sou grande fã de distopias, mas Divergente me encantou de uma forma diferente. O livro conta com muita ação, suspense prendendo a atenção do leitor em vários momentos. Há também romance, porém não é idealizado, é solido, moderado  e nem sempre as personagens agem como gostaríamos. A narrativa é em primeira pessoa, vemos tudo pelo olhos da jovem Tris, que é uma protagonista interessante. Não perfeita, assim como também não é horrivel. 
Me envolvi pela historia do inicio ao fim (acabei lendo o livro em apenas 3 dias), observei que os próximos volumes ganharam mais densidade, um teor politico maior e mais contestável. Divergente é leitura obrigatória para todos que amam uma boa distopia.


ESCRITA POR:

PAULA GRACIELLA
Estudante, futura medica, apaixonada por literatura e filosofia. Não vive sem um bom fone de ouvido e um bom rock. Administradora e resenhista do blog. 

3 comentários :

  1. O livro também é um dos meus favoritos. Gostei do filme, mas não muito. Apesar de o enredo ser praticamente igual, achei diferente, não era como eu imaginava. Mas a trilogia é uma das minhas favoritas. Gostei da sua resenha ;)!
    Espero que o blog cresça cada vez mais. Sucesso!

    http://blogityours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou muito fã do filme, não vi a essência do livro nele! Espero um pouco mais para Insurgente, tomara que melhore.
      Obrigada!

      Excluir
  2. Não vejo a hora de comprar o meu !!

    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir