Se eu ficar - Gayle Forman - #Resenha

 FICHA TÉCNICA 

Título Nacional: Se eu ficar
Título original: If I Stay
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 224 páginas.

AVALIAÇÃO: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ 


SINOPSE

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 




Resenha

“Todos pensam que foi por causa da neve. E, de certa forma, creio que estejam certos."

O mundo de Mia gira em torno da música. Desde pequena foi influenciada pela música por seus pais amantes do punk, portanto, era de se esperar que Mia tocasse bateria, guitarra ou algo do gênero, mas ela se apaixonou mesmo pelo o violoncelo, um instrumento que segundo ela sabia se expressar como um ser humano.
Em um dia que era pra ser como todos os outros, incluindo um show à noite em Portland do seu namorado Adam, integrante da Shooting Star, uma banda de rock que estava começando a alcançar o sucesso, amanhece nevando na pequena cidade em que Mia mora, e todas as aulas são canceladas para a segurança de todos, o que significava que ela, Teddy seu irmão mais novo e seu pai que era professor ficariam de folga naquele dia, assim como sua mãe, que achou injusto eles ficarem em casa e ela não.
Todos se questionam se era realmente necessário cancelar as aulas por causa de tão pouca neve, e quando um raio de sol surge, eles resolvem ir visitar alguns velhos amigos que moram na cidade vizinha. Após, é claro, da seleção de música da viagem, eles partem para um dia que promete ser incrível, mas é então que tudo acontece, uma caminhote perde o controle e bate no carro em que a família está. Mia se levanta após o acidente e começa a procurar por seus pais, e descobre que ambos estão mortos, decide procurar por Teddy, e acha um corpo que acredita ser o dele, mas quando olha mais atentamente percebe que quem está no meio fio não é Teddy, e sim, ela.
Mia acredita estar morta, mas quando acompanha os paramédicos socorrendo o seu corpo, ela descobre que está em coma e só ela pode decidir se ela fica, sabendo que será órfã e nada mais será como antes, ou se ela vai, deixando para trás Adam, seus amigos e seus sonhos.
No decorrer do livro, Mia acompanha e narra os procedimentos realizados em seu corpo, quem a vem visitar e os comportamentos dos mesmos, entre as visitas estão os seus avós, Adam e Kim que é sua melhor amiga, assim como seus inúmeros parentes e amigos de Adam, sendo que cada um deles possuem uma característica única.
Tendo flashbacks de toda a sua vida e dos seus melhores momentos, a jovem vai contatando sua história, seus segredos e suas paixões, comovendo o leitor em cada página.
Se eu ficar é um livro incrível e que é muito melhor do que aparenta ser, ele não só prende a atenção do leitor, como faz refletir sobre a vida e sobre o que você faria se estivesse no lugar de Mia. O enfoque principal gira não apenas em sua decisão, mas também em torno de seu romance com Adam, do seu relacionamento com a família, e é claro da música.
Livro obrigatório para todo o leitor que gosta de romances, música e livros que o façam refletir.  

ESCRITA POR


NATALIA BATISTA 
Estudante, canceriana, futura analista e desenvolvedora de sistemas, amor por leitura e seus derivados. 

3 comentários :

  1. Oi Natalia, boa tarde :D
    Vi alguns comentários sobre o livro no facebook, mas nunca tinha lido uma sinopse ou resenha do mesmo. Achei interessantíssimo, demais, e sua resenha realmente me deixou com vontade de ler. Tenho uma forte tendência ao drama, e o livro parece me passar um pouco disso. E, apesar de ser uma comédia romântica e não ter muito a ver, me lembrei do filme (que também é livro, mas nunca li) "E se fosse verdade". Parece ser uma boa leitura :D
    Abraços e ótima semana!

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu estava louca pra ler esse livro, porém vi algumas críticas negativas dele e desanimei um pouco.
    Mas, ainda quero lê-lo.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Comprei o livro na semana passada, será minha próxima leitura, ouvi muito bem dele, uns dos mais vendidos no Brasil, aiii, muito ansiosa pra ler :D www.moradadolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir