O doador de memórias - Lois Lowry - #Resenha

FICHA TÉCNICA

Título nacional: O doador de memórias
Título original: The Giver
Autor: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Idioma:
 Português
Especificações: Brochura | 192 páginas
Tradução: Maria Luiza
Avaliação: 
 


SINOPSE

“Em O Doador de Memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína.

Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente - o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente.
Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.

Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.”

resenha

Não sei ao certo como fazer essa resenha, talvez porque nunca li nada parecido, e nunca me senti completamente imponente diante de um livro como fiquei ao ler O Doador De Memórias.

Jonas, um menino de 12 anos de idade vive em uma comunidade onde há regras e mais regras e nenhum cidadão dali tem a menor vontade de quebra-las (a não ser a de ensinar a algum 8 como andar de bicicleta, o que era bastante divertido), uma comunidade onde as famílias são pré-definidas, não ocorrem acidentes graves (no máximo um joelho ralado) e todos estão plenamente satisfeitos com seus trabalhos e obrigações, que também são pré-definidos pelos Anciãos da comunidade, todos comem e dormem no mesmo horário todos os dias e tomam medicamentos e pílulas sem hesitar, eles são ensinados a serem iguais, são ensinados que ser diferente é não pertencer ao seu próprio lar. 

A comunidade é organizada de um jeito metódico e inteligente, onde cada pessoa realiza um papel essencial para o funcionamento da mesma, papel que é definido pelos Anciãos da comunidade com base em observações realizadas durante a infância da pessoa. Temos vários “cargos” dentro da comunidade que vão dos mais baixos (como por exemplo o de Mãe biológica, que é mal visto por alguns) até ao Recebedor de Memórias, que é o cargo mais importante para a toda comunidade. O recebedor guarda todas memorias que o mundo possui e que nenhum outro cidadão sabe da existência, assim, quando os anciãos se veem de frente de um problema que precisa de medidas fora dos padrões, eles buscam conselhos do Recebedor, que é o único que possui a sabedoria e o conhecimento necessário para esses casos.

A cada ano são realizadas formaturas destinadas as crianças do 1 ao 12, sendo que no 1 cada criança é designada para uma família, e na 12 elas são designadas para cargos dentro da comunidade. Jonas é um 11 e está prestes a se tornar um 12 na próxima formatura, ou seja, ele será designado para um cargo que ele não faz a menor ideia de qual seja. 

Quando chega a hora da formatura dos 12, Jonas se vê ansioso para acabar logo com o mistério, ele pensa nas infinitas possibilidades nas quais ele poderia ser designado, e quando enfim ele é chamado (depois de um leve susto), não é nada aquilo que ele havia imaginado, ele não é escolhido para ser um mero cidadão mas sim para ser o principal e mais importante membro da comunidade. Jonas será o novo recebedor de memórias.

Quando recebe seu novo cargo, a anciã chefe diz a Jonas que ele precisa ser corajoso, pois o seu treinamento envolve dor, e para quem só sofreu com um joelho ralado ou com o dedo preso em uma porta, é algo que vai mais além da compreensão, nem mesmo a própria Anciã consegue explicar. Então, morrendo de medo e de ansiedade Jonas começa seu treinamento e conhece o seu antecessor, chamado apenas de Doador, que agora é responsável por repassar todas as memorias que há dentro dele para Jonas.


"Mas o Recebedor-aprendiz não pode ser observado, não pode ser modificado. Isso está explicito nas regras. Ele deve ficar sozinho, isolado, enquanto é preparado pelo atual Recebedor para a função de maior honra em nossa comunidade."


A partir desse ponto eu não consigo mais explicar para vocês como o livro segue sem contar toda a história. Você entra de cabeça no mundo de Jonas, um mundo sem emoção e sentimentos, e a impressão que passa é que em cada memória que é transmitida para ele, também é diretamente transmitida para você, como por exemplo a de um por- do- sol, das cores, da dança e da guerra, parece que você assim como Jonas vê tudo de um ponto de vista diferente, é tudo novo. Eu tive a sensação de não possuir mais emoções ao ler o livro, pelo menos no começo, até ele próprio começar a senti-las, e quando ele aprende o que é amor, e começa a procura-lo você se dá conta de como temos tudo aqui e não damos valor.

Eu estou atualmente obrigando todos os meus amigos a lerem esse livro e me dizerem se foi só eu que me perdi de tal maneira na história ou se é coisa da minha cabeça, mas minha amiga ainda está no comecinho e ela já diz que não leu nada igual até agora.


Diferente de todos os outros livros que já li, este NÃO É CLICHE, não tem aquele romance bobo nem entre personagens secundários, não há nada, a não ser o mundo deles e você, que é convidado a fazer parte. Não sei se consegui me expressar direito, mas eu suuuuuuuper recomendo esse livro para TODOS, impendente se gosta de ficção ou não, esse livro é obrigatório para todos que mergulham de cabeça em uma história, como eu.

ESCRITA POR:

 NATALIA BATISTA 
Estudante, canceriana, futura analista e desenvolvedora de sistemas, amor por leitura e seus derivados. 



Um comentário :

  1. O.o AMEEEEEEEEEEI SUA RESENHA, até agora eu não tinha tido a mínima vontade de ler esse livro, mas to chocada com sua resenha, ficou fabulosa *___* vou correndo pedir a Arqueiro para me enviar um exemplar. Estou louca para conferir se vou sentir o mesmo que você descreveu, tenho certeza que será um livro especial.

    Beijos,

    Lendo & Esmaltando

    ResponderExcluir