Sua voz dentro de mim - Emma Forrest - #Resenha

FICHA TÉCNICA


Titulo: Sua voz dentro de mim
Autora: Emma Forrest
Editora: Rocco
Gênero: Biografia 
Páginas: 191 páginas.
Nota: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ 


SINOPSE

Aos 22 anos, a jornalista, escritora e roteirista Emma Forrest parecia levar uma vida maravilhosa: havia deixado a casa dos pais em Londres, cidade onde foi criada, para morar em Nova York, tinha um contrato com o jornal The Guardian e estava prestes a publicar seu primeiro livro. Mas, por trás da aparência bem-sucedida, havia uma jovem com sérios problemas psiquiátricos, que se cortava com gilete, sofria de bulimia e era extremamente autodestrutiva. Em Sua voz dentro de mim, Emma apresenta suas memórias, sem medo de expor o lado mais escuro que guarda dentro de si. Apesar de toda a dor e do mergulho profundo na depressão e na autodestruição que permeiam o livro, Emma Forrest consegue explorar a beleza do amor e falar de superação ao longo das páginas. De quebra, ela ainda faz refletir sobre a relação que temos com nós mesmos.Em 2013, Sua voz dentro de mim deve chegar às telas do cinema, com a atriz Emma Watson no papel de Emma e o ator Stanley Tucci como o Dr. R.

Resenha
Normalmente eu não gosto tanto de ler biografias, mas o que primeiramente me chamou a atenção para comprar o livro foi o titulo. Sua voz dentro de mim pareceu-me muito intenso, cheio de emoções, e quando comecei a ler descobri que era exatamente essa a proposta do livro. 
O tempo cura todas as feridas. E se não cura, você as chama de outra coisa e concorda em deixar que elas fiquem.

Emma Forrest divide com o leitor os momentos mais difíceis de sua vida, sem nos privar de nada. Toda dor que ela sentiu nos momentos, toda agonia e medo nos é transmitido como possível através de suas palavras. Em algumas paginas ela deixa evidente problemas como distúrbios alimentares, depressão e suas tentativas de suicídio, do começo ao fim do livro é possível perceber o quanto ela conseguiu amadurecer e enfrentou cada problema. 

O livro é dedicado ao seu terapeuta - que é tratado por Dr. R. durante todo enredo. No começo Emma não queria tanto passar por essa terapia, não tinha tanta confiança em Dr. R, mas com o passar de algumas paginas e do tempo, podemos perceber a profunda afeição que ela sente por ele. Dr. R conquistou a sua confiança e carinho, era muito atento aos detalhes e preocupado com a vida da paciente Emma, além de claro ser um homem incrível. 

Em vários momentos de sua vida, Emma passa por dificuldades em seus relacionamentos amorosos. Em alguns pode perceber que ela depositava toda sua esperança em melhorar na pessoa, em outros não entendi ao certo o porque da separação. Emma é muito intensa, muito dependente de seus parceiros em uma relação, ela nunca está completamente feliz. Ao termino de cada relacionamento ela nos demonstra sentimentos mais profundos ainda. 
Existem trinta e um sabores de dor, como uma sorveteria no inferno. Posso me permitir sentir dor em uma separação?
 E tão importante quanto todas esses relacionamentos e afeição por Dr. R, é a relação que Emma estabelece com seus pais. Eles dedicam muito apoio e carinho mesmo morando distante da filha. Muitas vezes me coloquei no lugar dos dois para encontrar a visão sobre como é ter uma filha com tantos problemas como estes e como eles estavam perdidos, mas nunca deixaram de ama-la.

Não poderia deixar de citar o quadro que Emma inicia a narrativa nós falando sobre, e que aparece tantas vezes no livro. Ofélia, de John Everret Millais, em algumas partes não pude deixar de pensar que quando Emma se compara com Ofélia faz a dor tornar-se mais real vista por outros olhos, é como enxergar-se na morte, sem ter morrido. 



Por fim, estou totalmente apaixonada pelo livro. Não conhecia Emma Forrest, mas após ler tantos fatos pelos quais ela passou admiro sua coragem, sua sensibilidade e profundida. Uma escritora incrível que coloca em 191 paginas, toda sua dor, medo, todos os seus demônios sem deixar o texto cansativo e muito menos negativo. 

ESCRITA POR:

PAULA GRACIELLA
Estudante, futura medica, apaixonada por literatura e filosofia. Não vive sem um bom fone de ouvido e um bom rock. Administradora e resenhista do blog. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário